6 Dicas de Maquiagem para a Preparação da Pele

6 Dicas de Maquiagem para a Preparação da Pele

Uma maquiagem bem feita pode influenciar diretamente na autoestima e bem estar. Falta de tempo, de conhecimento ou preguiça não precisam mais ser desculpas para você deixar de destacar a sua beleza. Preparamos 6 Passos Pré-Make, com dicas de maquiagem que começam por onde devem começar: do início! Assim você poderá tirar maior proveito das suas maquiagens.

Embora às vezes pareça difícil fazer a própria maquiagem quando ainda não se tem tanta habilidade, temos que admitir que está cada vez mais fácil usufruir dos benefícios dos cosméticos, com produtos de fáceis aplicações e até de dupla funcionalidade.

Mas se ainda assim você acha que sua maquiagem não aparenta tanta qualidade, não consegue os efeitos desejados, não cobre todas as imperfeições ou que dura pouco tempo, o segredo pode estar na preparação da pele, na pré-make.

Quando pensamos em maquiagem, lembramos logo do glamour dos olhos bem feitos, boca, blush, brilho e tudo mais. No entanto, o que muitas vezes não percebemos é que a preparação da pele é o primeiro ponto, portanto, fundamental para aplicar todos os outros produtos e permitir os looks perfeitos que deseja.

# PASSO 1 – Limpar, Tonificar e Hidratar

Esse é o passo principal antes de se iniciar uma maquiagem. Além de proporcionar maior fixação dos produtos, fazendo com que a make dure mais tempo, tem a função de remover as impurezas da pele, controlar a oleosidade e equilibrar o pH.

Portanto, limpar o rosto com um sabonete apropriado é importante não apenas para a qualidade e durabilidade da maquiagem, mas principalmente para a saúde da pele.

Você usa o mesmo sabonete para o corpo e para o rosto? Atenção! A pele do rosto é mais sensível e precisa de cuidados especiais.

O ideal é que você utilize sabonete facial, que pode ser em barra, líquido, espuma ou gel, e que seja específico para o seu tipo de pele, garantindo assim a sua melhor eficácia.

Depois de limpar, tonifique! Esta ação complementa a limpeza, pois possibilita a remoção das células mortas e dos resíduos de maquiagem, ao mesmo tempo em que prepara a pele para a hidratação.

Agora é hora de hidratar. Os hidratantes auxiliam na recomposição da camada de proteção da pele, ajudando-a a encontrar o seu balanço natural.

Assim como os sabonetes, existem hidratantes para cada tipo de pele, e é importante respeitar isso e escolher o que seja adequado para você. Ah! E se você não costuma hidratar sua pele porque é oleosa, vale a pena repensar: a falta de hidratação aumenta ainda mais a produção de óleo, o que resulta na obstrução dos poros, facilitando a formação de cravos e espinhas.

Além disso, a pele ressecada é responsável por aquela aparência “craquelenta” da maquiagem.

Se você já esta aí pensando em quanto tempo levará para realizar este passo. Acalme-se! Vale ressaltar que há no mercado produtos que combinam funções, como por exemplo: limpar + tonificar ou limpar + tonificar + esfoliar, basta encontrar aqueles que melhor combinam com as suas necessidades.

# PASSO 2 – Filtro Solar

Protetor Solar é indispensável! Não tem como fugir…

Mesmo que você não vá à praia, à piscina ou vá se expor diretamente ao sol, aplicar filtro solar todos os dias, antes da maquiagem, é um dos cuidados essenciais para manter uma pele bonita e saudável.

Isso porque, mesmo em ambientes fechados, existe a exposição a várias iluminações que podem ser prejudiciais à pele, tais como a luz emitida pelas lâmpadas fluorescentes, pela tela do computador e pela própria incidência de raios de sol pela janela.

Como não percebemos o dano imediato, muitas vezes deixamos passar… O que você precisa entender é que as consequências serão percebidas ao longo do tempo. Portanto, proteja-se!

Para escolher o seu filtro solar, observe e respeite também o tipo da sua pele, evitando resultados indesejados.

Aqui é importante lembrar também que alguns produtos de beleza vêm com filtro solar, mas só será eficaz se cobrir toda a extensão da área que deve ser protegida e com o fator de proteção que sua pele precisa.

# PASSO 3 – Primer

Com tantos produtos à disposição, conhecer a finalidade e a ordem de aplicação de cada um é essencial para explorar ao máximo de todos eles (ou dos que você precisa!) para conquistar um visual impecável e deslumbrante.

O Primer deve ser aplicado alguns minutos após a aplicação do protetor solar, preferencialmente, para que haja uma boa absorção de ambos. A função do Primer é minimizar as imperfeições, disfarçar os poros dilatados, uniformizar a pele e prolongar a duração da maquiagem. Pode-se dizer que ele atua como um filtro entre a pele e os outros produtos a serem aplicados. Se você ainda não usa, vale a pena experimentar e sentir a diferença!

# PASSO 4 – Base

Agora, com a pele preparada, é a vez da base. A base atua disfarçando as pequenas imperfeições, principalmente no fator cor, cobrindo manchinhas indesejadas e deixando a pele com um aspecto uniforme e saudável.

Como o tom de pele varia muito de pessoa para pessoa e inclusive em uma única pessoa, a dica é: quando não conseguir encontrar uma base com o tom que a satisfaça, poderá misturar duas tonalidades ou aplicar cada uma em áreas específicas do rosto.

É importante ainda prolongar essa etapa um pouquinho para o pescoço e colo, para evitar aquele aspecto de máscara, que deixa nítida a divisão da parte maquiada.

Caso queira, você pode substituir a base, principalmente durante o dia, pelo BB Cream, por este apresentar uma forma mais leve e também por acumular diversas funções benéficas à pele.

# PASSO 5 – Corretivo

Por muito tempo utilizamos o corretivo antes da base, mas o ideal é que o corretivo seja aplicado após a base. Os motivos são simples, observe:

Em primeiro lugar a base já corrige muitas das pequenas imperfeições e uniformiza a pele. Usando o corretivo depois da base, em situações pontuais como espinhas, manchas fortes e olheiras, você poderá usar menos corretivo, somente para dar um acabamento, fugindo dos excessos.

Outro motivo é que quando você aplica a base depois do corretivo pode acabar retirando o corretivo. O que pode não ser percebido imediatamente, mas fará toda a diferença ao longo do dia quando as manchinhas e olheiras ficarem evidentes em menor tempo. Portanto, o corretivo aplicado depois da base também faz com que a maquiagem dure mais tempo.

E por último, passando o corretivo após a base é mais fácil de espalha-lo devido à hidratação que a base proporciona, evitando que o corretivo craquele, proporcionando um resultado bem melhor.

Mas atenção: apenas os corretivos dos tons da sua pele ou os que serão usados com a finalidade de iluminar podem ser usados depois da base.

# PASSO 6 – Pó

E por último, mas não menos importante, o pó fica encarregado de dar aquele acabamento à maquiagem, matificando e fixando a base e o corretivo. O pó deve ser pincelado em todo o rosto, sem excessos, com maior atenção à zona T (testa, nariz e queixo), por ser mais propensa a oleosidade.

Dê preferência ao pincel para a aplicação do pó, pois as esponjas podem acumular mais produtos dificultando a aplicação correta e podendo pesar no make.

Caso você prefira utilizar menos produtos, existem diversas opções disponíveis, bons exemplos são as Bases 3 em 1 (base + corretivo + pó compacto); Base em Pó e o Pó Compacto Tonalizante com Filtro Solar.

Deixe uma resposta